Coordenador : Renata Alves de Paula Monteiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394564.2206.246339.12052023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Saúde
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Residentes do Estágio Multiprofissional da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói e residentes do Programa de Psiquiatria UFF/FMS
Objetivo
Objetivo principal: • Proporcionar um aprofundamento teórico na abordagem psicanalítica com instrumentalização para uma atuação prática, visando melhor qualificação profissional, considerando o contexto clínico-institucional do campo da atenção psicossocial. Objetivos específicos: •Ampliar as possibilidades do exercício da clínica psicanalítica em instituição •Favorecer o enfrentamento das dificuldades encontradas no cotidiano dos pontos de atenção ao cuidado em saúde mental. •Desenvolver a capacitação técnica, crítica e reflexiva sobre práticas clinico - institucionais no campo da Atenção Psicossocial, a partir da leitura psicanalítica.
Resumo
Já data de longa data a parceria, articulação e participação ativa da Universidade Federal Fluminense junto à rede de saúde, incluindo a rede de saúde mental do município de Niterói. Esta proposta se localiza neste extenso caminho de construção e sustentação da rede através de ações de ensino, estágio e capacitação. Através deste curso de extensão, visamos proporcionar um aprofundamento teórico na abordagem psicanalítica com instrumentalização para uma atuação prática, visando melhor qualificação profissional, considerando o contexto clínico-institucional do campo da atenção psicossocial no município de Niterói, Rio de Janeiro. O público-alvo do curso é composto por residentes psiquiatras e de saúde mental do programa de residência da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói.